Cada mulher possui um formato diferente de corpo. Existem estilos de moda e roupas adequadas para esconder aquilo que ninguém quer evidente e salientar o que é interessante no corpo feminino. Os estilistas confeccionam de acordo com os parâmetros universais de estereótipos das mulheres, no entanto a maioria delas utiliza roupas para um padrão que não é o seu e isso pode fazer de um lindo corpo uma catástrofe.

 

Siga as dicas para os tipos físicos utilizados pelos profissionais da moda:

Corpo Retângulo:
As mulheres com esse tipo físico são mulheres cujos ombros, cintura e os quadris estão na mesma medida, portanto, elas precisam necessariamente criar uma cintura. As indicações são casacos e jaquetas com pences, que deixam a roupa mais fina na cintura, calças sem pregas, com cortes retos e afunilados, ou até com a boca um pouco mais larga, cinto ou faixas sobre a roupa. Batas com amarração central para afinar a cintura.

Corpo Oval/ Redondo:
Para mulheres com esse tipo físico, é mais difícil transformar as formas do tipo físico “Ampulheta”. Podemos então, explorar as pernas, chamar a atenção para o torso através de decotes, tentar estender os ombros e ainda tentar diminuir os quadris. Para esse tipo de corpo é indicado decotes, brincos, colares, blazers, camisas ou tricôs que ultrapassem a linha da cintura. Nada pode parar na altura da barriga ou no meio do quadril, pois criam uma ilusão de que é ainda maior, e não menor como o objetivo. Ao contrário do que se pensa, a Bata é terminantemente proibida para esse padrão feminino, pois dará a impressão de saliência ainda maior na região da barriga.

Corpo “Ampulheta”:
Esse é o tipo físico que toda mulher gostaria de ter. É o que chamamos de corpo violão. Se a mulher for do tipo físico da “Ampulheta” e for magrinha, melhor ainda, pois pode usar tudo! Mas se não for magrinha, é necessário, diminuir visualmente os quadris e seios .
O que ajuda? Tops, regatas, frente únicas, calças com prega ou sem prega, detalhes em qualquer parte do corpo, caças de corte reto e cintura baixa, saias fluidas evasê ou justa.

Corpo Triângulo:
Para a mulher com o tipo físico do triângulo, o truque é fazer com que os ombros se estendam horizontalmente, chegando até a medida do quadril, ou diminuir visualmente o quadril. Este é um tipo físico bastante comum entre as brasileiras, conhecidas mundialmente pela vantagem de quadris e bum bum. São indicadas camisas ou tricôs com a cava mais caída, devem ultrapassar a linha do ombro, produzindo um efeito de alongamento, calças ou saias de cores escuras, já que a cor escura emagrece (não muito justas), decote de ombro a ombro, ou seja, deixando os ombros de fora. Isso aumenta visivelmente os ombros. Tomara que caia é ótimo, para as que estão em forma, mangas com volume, blusas e camisetas coloridas, saias e vestidos evasê, camiseta com manga, sempre, as camisas de alcinhas finas, vestido ou saia balonê não são boa indicação.

Corpo Triângulo Invertido:
As mulheres com o tipo físico do triângulo invertido, para chegarem ao equilíbrio, precisam aumentar o quadril, chegando a uma medida proporcional ao ombro. As indicações são: Frente única ou vestido de cava americana, ajuda a diminuir os ombros, criando uma ilusão de quadril maior, calças de cintura baixa, mas não justas, saias evasê, rodadas ou retas, cores escuras na parte de cima, regatas de alça fina, calças com volume, por meio de pregas ou tipo pantalona