Existem algumas regras básicas para a compra de uma bolsa. Confira as dicas da estilista Maria Zeli:

:: Mulheres grandes ou fortes devem preferir bolsas grandes.

:: Mulheres pequenas devem fazer opção por bolsas menores compatíveis com sua estatura.

:: Bolsa para trabalho tem que ser funcional e ter um certo ar profissional. É importante que tenha bastante espaço e combine com qualquer visual de roupa. Por exemplo: as cores marrom, castanho ou preta são coringas; assim você não precisa trocar de bolsa toda manhã. A melhor bolsa de trabalho não é a mesma para andar de carro e para quem depende de transporte público. Nesta última opção avalie bem o peso, tamanho e segurança dela.

:: Bolsa social: são sempre pequenas e podem ser douradas, prateadas, bordadas, coloridas; são versáteis e combinam com tudo. Elas podem ser sem alça, tipo carteira, criada em 1930 por Emile Hermes e dão um toque de elegância ao visual e exigem uma certa sofisticação para ser usada, pois restringem um pouco os movimentos das mãos. Carteiras bordadas e metalizadas combinam com trajes sofisticados e em couro, ou outras tramas em tamanhos maiores podem até ser usadas com trajes casuais. Elas podem ou não combinar com sapatos.

:: As bolsas de alças curtas deixam também o visual sofisticado e podem ser usadas durante o dia, e à noite em festas sofisticadas. Uma bolsa social favorece qualquer tipo de mulher, compondo muito bem um visual chique para ocasiões formais, dando a ele um toque de personalidade e estilo.